segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Amebíase - Diferença: Intestinal e Extra- Intestinal

Amebíase é uma infecção causada por um parasita, seu agente causal é a Entamoeba hystolítica que afeta o homem podendo ficar restrita ao intestino, apresentando como principal sintoma a diarréia, ou dependendo do órgão invadido, geralmente é o fígado, pode causar febre e sintomas diferentes, mais agudos e invasivos.
Há também a Entaboeba hystolítica que não causa doença, conhecida como Entamoeba dispar.

Tricortando:
Podemos retratar os sintomas da doença extra-intestinal, que são mais invasivas, "agressivas" e que evoluem para a morte do indivíduo infectado como o policiamento do BOPE.


Enquanto que os sintomas intestinais, vão  desde a diarréia com cólica, febre, emagrecimento, diarréia com perda de sangue, entre outros. Podendo ser representado pelo policiamento do RONDA DO QUARTEIRÃO.



A principal causa da infecção por este parasito é a contaminação fecal da água e dos alimentos. As medidas de saneamento, higiene pessoal, atuação da vigilância sanitária contribuem na prevenção e ajudam a eliminar fontes de propagação da doença.

Mudar? Pra quê?

Atualmente, constatamos cada vez mais a violência institucional atingindo as crianças de creche em forma de maus-tratos, gritos, castigos e ameaças praticadas pelos profissionais.
Este crime é praticado com frequência em creches públicas e privadas.
Algumas instituições já adotaram medidas de proteção, como:
  • A instalação de câmeras para fazer o monitoramento ao vivo das salas, permitindo que os pais possam também acompanhar à distância seus filhos; 
  • Capacitação e reciclagem dos profissionais,
  • Implantação de normas de conduta ética e moral, entre outras.
Desta forma, acredita-se que esse contexto seja visto com outros olhos, menos agressivo e violento.

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="http://www.youtube.com/embed/1zdrABdnW6w" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Tricortando:
CRECHE- Instituição de ensino que ministra apoio pedagógico e cuidado às crianças- Simboliza o MEIO;
PROFISSIONAIS- Prestadores de serviços- Atuam como PARASITAS;
CRIANÇAS- representam o HOSPEDEIRO podendo ser sintomático ou não.
As medidas de PROTEÇÃO adotadas nas instituições revelam-se na parasitologia como Saneamento, higiene, boas condições de moradia e etc.
"Mudar? Pra quê? Com o passar do tempo o parasito está menos virulendo, devido a adaptação"